quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Inter inaugura estátua de Fernandão com milhares de fãs e clima de jogo

Escultura de 2m50cm de altura é revelada ao público que tomou o pátio do Beira-Rio para reverenciar ídolo morto no aniversário de oito anos da conquista do Mundial

Por 
Porto Alegre
"Dá-lhe, dá-lhe, Fernandão! Dá-lhe, dá-lhe, Fernandão! Para sempre nosso eterno capitão" entoa a torcida do Inter em um dos seus cânticos. Música que foi repetida pelos milhares de colorados e admiradores do jogador morto em acidente de helicóptero em junho, no interior de Goiás, no pátio do Beira-Rio na tarde desta quarta-feira. Mais do que celebrar os oito anos da conquista do Mundial de Clubes - quando o Inter venceu o Barcelona na final por 1 a 0 -, era o dia de prestar mais uma homenagem ao ex-atacante, que foi eternizado com a inauguração de sua estátua erguendo a taça do principal título colorado.
Estátua de Fernandão é inaugurada no Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Estátua de Fernandão é inaugurada no Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

Ao ser descoberta, a estátua, que estava protegida no local desde segunda-feira, causou impacto no público. Foi como um grito de gol, com muita vibração, seguida de canções tradicionais das arquibancadas. A viúva de Fernandão, Fernanda Bizzotto Costa, acompanhada dos filhos Enzo e Eloá, fez um pronunciamento antes da inauguração:
- Gostaria de agradecer ao povo gaúcho e à torcida, que nos fazem sentir amparados sempre - declarou, ainda agradecendo dirigentes do clube. - O Fernando encontrou aqui um lar e uma família. O grito de "vamo, vamo Inter" segue em nossas gargantas cloradas e continuará a ecoar no Beira-Rio para sempre - continuou, emocionada.
Arco-Íris se coloriu o céu na inauguração da estátua de Fernandão (Foto: Mônica Casarotto/Grupo Gigante Para Sempre)Arco-Íris se coloriu o céu na inauguração da estátua de Fernandão (Foto: Mônica Casarotto/Grupo Gigante Para Sempre)

O cenário era mesmo de uma noite de jogo. Fogos de artifício e sinalizadores foram acendidos, e a banda da torcida Popular do Inter, munida com seus instrumentos, regia os colorados e puxava canções. Diversos vendedores ambulantes foram ao local para vender camisas, bandeiras, mantas, bonés... Bebidas e comidas também eram comercializados. Entre as milhares de camisas vermelhas, a 9 se fazia, claro, mais presente.
No pátio do Beira-Rio, um telão reproduzia imagens do ídolo. Imagens de Fernandão, como totens, foram distribuídas pelo espaço, que conta com um jardim e bancos. 
Índio marca presença no evento com a mulher e o filho (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Índio marca presença no evento com a mulher e o filho (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Além de Fernanda e Enzo e Eloá, estiveram presentes na cerimônia o presidente Giovanni Luigi, o vice de futebol Marcelo Medeiros, o diretor de futebol Eduardo Lacher, o agora ex-jogador Índio – companheiro de Fernandão nos títulos da Libertadores e Mundial em 2006 -, o ex-presidente Fernando Carvalho – responsável pela contratação de Fernandão, Luciano Davi, ex-vice de futebol e responsável por alçar Fernandão ao cargo de técnico do Inter em 2012.

Estavam ainda o executivo de marketing Jorge Avancini, o vice de marketing Adauri Silveira, o secretário-geral Gelson Pires, o executivo-chefe (CEO) da Brio (responsável pela reforma do Beira-Rio) Marcelo Flores, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, o empresário Jorge Baidek.

Multidão de colorados acompanha a inauguração da estátua (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Multidão de colorados acompanha a inauguração da estátua (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

A estátua, instalada na última segunda-feira, foi confeccionada em bronze, tem 2m50cm de altura, contando desde a base até o final da taça erguida pelo ex-atacante, capitão colorado em 2006. Pesa 241 kg. É composta por mais de 360 kg de argila. Para sustentação, a escultura tem ferro em seu interior. Somam-se aos materiais cera, borracha, vaselina e resina. Os colorados ainda poderão adquirir a réplica da estátua. A peça terá um tamanho de 60cm e pesará 2kg. O valor da réplica, que será vendida nas lojas do clube, ainda não foi divulgado.
Na última sexta, foi inaugurado o memorial Fernandão Eterno. O espaço está localizado no portão 3 do Beira-Rio e apresenta imagens do ídolo, a camisa e chuteiras utilizadas pelo ex-camisa 9 na final do Mundial, além de um painel que reproduz as homenagens feitas pelos torcedores no Memorial criado em frente ao estádio tão logo sua morte.
Como um pai para Fernandão
Seu Pernambuco foi convidado pela mulher de Fernandão para o evento (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Seu Pernambuco foi convidado pela mulher de Fernandão para o evento (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)
Uma das pessoas que ficou bem próxima de Fernandão no Beira-Rio foi Seu Pernambuco. Assim é conhecido Lorival Gomes Soares, auxiliar do vestiário do Inter, de 80 anos, que tinha o atacante como um filho. Convidado pela mulher do ídolo, compareceu ao evento e lembrou do amigo que partiu.

- Para mim, ele era um filho. Éramos muito amigos. Nos chamávamos de patrão. Até hoje não acredito. Ele era muito importante para mim e para o Inter - disse Pernambuco.

E quando falou na inauguração da estátua, Fernanda Costa fez questão de homenagear seu Pernambuco:
- Agradeço a ele, que sempre tratou minha família com muito carinho.
Multidão foi ao Beira-Rio para ver a estátua (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)Multidão foi ao Beira-Rio para ver a estátua (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

Fernandão "ficará" em Porto Alegre

A ligação de Fernandão e sua família com Porto Alegre fez a esposa Fernanda decidir trazer os restos mortais do ídolo para a capital gaúcha (no último domingo, completou seis meses do falecimento).  A viúva vive com os filhos gêmeos Eloá e Enzo desde que ocorreu o acidente que vitimou o ex-camisa 9 colorado.  

Ainda não há uma data para que o trâmite seja realizado. A família do ex-jogador precisa resolver algumas pendências burocráticas antes de encaminhar os restos mortais a Porto Alegre, de acordo com um assessor que trabalha com Fernanda.  

O corpo de Fernandão foi sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, cidade onde Fernandão nasceu. Ele também defendeu o Goiás no início da carreira. A ideia da família é deixar os restos mortais do ídolo mais próximos dos torcedores do Inter.