segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Romênia e Portugal são os países europeus que mais contrataram


Clubes pequenos como Córdoba e Sunderland lideram listas nacionais, enquanto Real Madrid e Manchester City ficam nas respectivas partes de baixo neste ano

Yacine Brahimi - Porto (Foto: Miguel Riopa/ AFP)
LANCE!Net segue nesta segunda-feira com a publicação de diversos dados divulgados pela Fifa, tendo como alvo o futebol europeu e suas 31 principais ligas. Para fechar o fim de semana, o assunto é contratações. Com até certa vantagem, o país que mais recruta jogadores é a Romênia. A média geral entre todos os clubes do Velho Continente é de 10,3 reforços em 2014.
Segundo o estudo financiado pela Fifa, a Romênia teve uma média de 14,2 contratações neste ano, com dois clubes no top 3 geral, o Tàrgu Mures e o CSMS Iasi, com 22 e 21, respectivamente. Ambos estão atrás apenas do Vozdovac, da Sérvia.
E MAIS:

Embora não tenha nenhum clube entre os 10 mais compradores, Portugal é o segundo da lista geral, com 13,8. Os principais responsáveis por isso são Vitória de Setúbal e Porto, ambos com 18 reforços. Os outros grandes não ficam para trás. O Sporting acertou com 17 jogadores, e o Benfica com 15. Quem menos contratou, levou nove: Rio Ave e Arouca.
James foi um dos poucos reforços do Real em 2014 (Foto: Ander Gillenea/ AFP)
Na Espanha, chamam a atenção alguns clubes pequenos. Enquanto o Real Madrid é o 19º na lista nacional, com apenas quatro reforços, e o Barcelona é o 11º, com 11, o líder é o Córdoba. O clube contratou 18, e ironicamente está em 18º no torneio. Rayo Vallecano (17) e La Coruña (15) completam o pódio. A média geral do país é 10,8 e está em nono na Europa.
United foi o grande inglês que mais se reforçou este ano (Foto: Paul Ellis/AFP)
Coladinha, em décima, está a Inglaterra, com 10,7. Mas entre os clubes, a tendência é semelhante à da Espanha. Em último lugar está o Manchester City, com seis (lembrando que o clube teve algumas restrições da Uefa). Arsenal, Liverpool e Chelsea também estão na parte de baixo dessa lista. Quem destoa é o Manchester United, quinto lugar com 12 reforços. Sunderland e Swansea, com 15, estão no topo.
David Luiz chegou ao PSG nesta temporada (Foto: Kenzo Tribouillard/ AFP)
Por outro lado, quem está lá embaixo nesta lista é a Suécia, com 6,3. Mas entre países com ligas mais fortes, França e Alemanha se destacam. O Paris Saint-Germain, por exemplo, conhecido nos últimos anos pelos seus altos investimentos, levou só cinco em 2014, contribuindo para a média de 7,6 da Ligue 1. O líder por lá é o Rennes, com 17.
A Alemanha tem 7,8 em 2014, e salta aos olhos a posição do Bayern de Munique na lista nacional. O gigante clube bávaro é o último, com apenas cinco reforços no ano.


fonte: LANCE