quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Neymar encanta, recebe elogios de Iniesta, alcança Figo e "provoca"

Autor do gol da virada na vitória contra o PSG, craque se volta para a torcida e faz gesto de 'piscinaço'. Brasileiro está a um de igualar números da temporada passada

Por 
Barcelona, Espanha
Neymar teve uma noite e tanto nesta última quarta-feira, no Camp Nou. O brasileiro marcou o que os próprios jogadores do Barcelona consideraram como o gol mais importante da vitória por 3 a 1 sobre o PSG e fez com que o time catalão terminasse a primeira fase da Liga dos Campeões da Europa na liderança do Grupo F.

Depois de sair perdendo com gol de Ibrahimovic, e empatar minutos depois com Messi, o Barcelona virou aos 42 do primeiro tempo graças ao brasileiro, que carregou a bola sozinho e, cheio de confiança, disparou de fora da área sem qualquer chance de defesa. Até o capitão Iniesta se rendeu a Neymar.

- Ele se aproveitou da defesa um pouco desarrumada e fez um golaço de muito longe, com uma curva espetacular. Ali viramos, e esse gol foi muito importante para nos dar tranquilidade - comentou o meia após a partida.

Na comemoração, Neymar saiu um pouco do script, e mostrou mais de si. Acostumado a fazer comemorações mais discretas no clube catalão, ele fez dancinha para a arquibancada colocando a mão na orelha e, ao final, fez um gesto que na Espanha é utilizado para se referir a "piscinaço", quando um atleta se joga em campo. Embora meios de comunicação catalães tenham noticiado que a comemoração poderia ser uma provocação a Cristiano Ronaldo, o gesto mais pareceu um desabafo contra seus críticos. O atacante não conversou com a imprensa depois da partida.
Neymar comemora gol do Barcelona contra PSG (Foto: Agência EFE)Neymar comemora seu belo gol contra o PSG (Foto: Agência EFE)
O provocante Neymar vai ficando mais seguro conforme melhora em campo. Na Liga dos Campeões da Europa ele tem tido objetividade destacável. Apesar de já ter três tentos na competição, o craque chutou a gol apenas cinco vezes. Juntando os quatro da edição passada, ele soma sete, e alcançou o mesmo número de ídolos do Barça como László Kubala, húngaro que possui estátua na entrada do Camp Nou, e Luís Figo. 

Dançarino e artilheiro, o camisa 11 vive momento comparável aos jogos que fez pelo Santos e o consagraram, e as atuações que tem tido pela Seleção Brasileira: já são 14 gols na temporada, juntando Champions e Espanhol - média de 0,77 por partida. Neymar está a um gol de, no meio da temporada, igualar os números de seu primeiro ano no Barcelona, quando marcou 15 gols em 41 partidas e teve média de 0,37.

FONTE: GLOBO